domingo, 1 de abril de 2012

Casquinhas de ovos de molho...

... na água dos feijões pretos, que esperam inchar para serem cozidos, ganham este tom de cinza quase lilás, você sabia? Eu não! E adorei o resultado. Andei fixada na proposta de tingir alguns ovos para a Páscoa com corantes naturais, experimentando folhas, chás, além dos tradicionais com casca de cebola, como a Vivianne mostrou aqui, lá no Dcoração, ou com chá de marcela, como é costume aqui no sul. Algumas promessas frustraram, como o verde lindo que imaginei usando erva-mate e que não pigmentou a casquinha. Em compensação, quando lembrei da água tingida que encontro de manhã na panela depois do feijão ter dormido a noite toda nela, sabia que a ideia tinha tudo pra dar certo. Depois de cobrir algumas áreas com fita crepe, brincando de fazer batik, acomodei as casquinhas na cama de feijões, cobri com água e segurei a ansiedade para ver o resultado no dia seguinte. E lá estavam elas, as casquinhas branquelas agora muito chiques com seu novo visual estampado.

Para ficarem mais bonitos, dá pra caprichar no lustro com um pouqinho de óleo de cozinha num pano. E aí é só rechear com amendoim açucarado, esse ano, com sabor especial: café com chocolate.
Ingredientes:

500g de amendoim cru

1/2 copo de café forte

3 xícaras de açúcar

1 colher (sopa) de chocolate em pó

1 colher (sobremesa) de canela em pó

1 colher (chá) de fermento em pó
Preparo:

Misture todos os ingredientes numa panela grande e leve ao fogo. Quando a calda começar a engrossar, mexa até secar e o açúcar "pegar" nos grãos.

Coloque numa assadeira e leve ao forno em temperatura média por cerca de 15 minutos, para terminar de torrar o amendoim.

Outras casquinhas também esperam pelo recheio. Essas foram coloridas com corantes tradicionais na cidade, produzidos aqui há décadas. Só a embalagem, puro vintage, já enche o coração com o astral saudosista e doce das Páscoas do passado.
Fizemos uma rodada que foi um verdadeiro arco-íris, Bruno e eu, mas esse capítulo fica para o próximo intervalinho, prometo.

Que a gente tenha ânimo para tirar os projetos do molho e descobrir novas cores e nuances no cotidiano. Amém.