segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sem açúcar, nem adoçante, com bastante afeto

Desde que assumi o cargo de cozinheira oficial da mãe, diabética, venho buscando e testando receitas de bolo diet aqui e ali pelos sites e blogs afora. Frustração em cima de frustração, resultados abatumados (solados), sabor com final amargo, convites não faltaram para jogar a toalha e me render aos produtos prontos das padarias naturais. Mas, como taurina, obstinada e amante dos prazeres da mesa, e brasileira genuína, não desisto na primeira, nem na décima vez (rs).

No cesto da cozinha, as bananas amadureceram demais em pouco tempo, fruto do calorão dos últimos dias, e foram elas o motivo de sair à cata mais uma vez de uma receitinha sem açúcar para aproveitá-las. E não é que dessa vez encontrei!

Como suspeitava a cada tentativa amarga, o melhor recurso é deixar de lado os adoçantes forno&fogão e se valer da doçura das frutas. Talvez pela pouca experiência, não me acertei mesmo com o tal açúcar falso. Nas experiências daqui, deixaram sempre a massa pesada, seca e pouco saborosa. Ao contrário, o bolo de banana e aveia ficou fofo, úmido, delicioso. Um troféu que exibi toda orgulhosa aos olhos da mãe que, provando a máxima aquela que a fruta não cai longe do pé, também elege o comer bem como um dos maiores prazeres da vida. Mesmo com restrições, cada huuumm seu, bem acentuado, nas bocadas de uma novidade para o paladar vale minha teimosia.

A receita campeã, que conquistou o povo todo da casa, está aqui. Um achado também para quem está de briga com a balança (comendo moderamente, é claro).

Que a criatividade seja tempero para nossa doçura, sempre. Amém.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Deu bolo na estreia

Ganhei um caderno de receitas lindão no Natal, novinho em folha! Apesar de atualmente estar cozinhando muito no preparo diário de 4 refeições, para a mãe, sua cuidadora, eu e às vezes marido e filho, como há décadas não fazia, o presente esperou um mês para finalmente guardar a primeira escolhida, devidamente testada. Escolhi esse critério - colecionar somente pratos testados e aprovados - para tentar ser mais prática (qualidade perdida no meu DNA...rs), dar à seleção uma melhor funcionalidade, pelo menos de agora em diante, já que dúzias de recortes e anotações culinárias abarrotam uma gaveta grande na cozinha, sem falar nas revistas e livros e na biblioteca do filho.
Talvez a estratégia funcione também para colocar mais vezes a mão na massa em pratos inéditos, experimentar coisinhas diferentes, afinal, de que valem tantas e tantas sugestões para acabar nos mesmos pratos de sempre, não é mesmo?

Então, aquelas uvas pretas "milagrosamente" sem sementes (que mutação genética maravilhosa que nos poupa da cirurgia de retirar grãozinho por grãozinho!), que me convidavam ao bolo de todos verões, encontraram outro caminho delicioso. Entraram no lugar das ameixas sugeridas na receita do Bolo de ameixas com farofa de um suplemento Cozinha, da Revista Cláudia, e não decepcionaram. Divido-o com vocês:


Para a farofa:

1 xícara de farinha de trigo

1/2 xícara de açúcar mascavo

1 pitada de cardamomo em pó (substituído por canela em pó)

100 g de manteiga derretida

Para a massa:

3 ovos

3/4 de xícara de açúcar refinado

1/2 xícara de açúcar mascavo

1/3 de xícara de leite

1 1/2 colher (chá) de essência de baunilha

2 1/4 xícras de farinha de trigo

3 colheres (chá de fermento em pó

1/2 colher (chá) de cardomomo em pó (substituído por canela em pó)

20 g de manteiga gelada, cortada em pedacinhos

5 ameixas maduras, com casca, cortadas em gomos grandes (substituídas por dois cachos de uvas pretas)


Prepare a farofa:

Em uma tigela, misture com um garfo a farinha, o açúcar mascavo e o cardomomo, adicionando aos poucos a manteiga. Com a ponta dos dedos, misture bem. Reserve na geladeira.
Prepare a massa:

Em uma tigela, bata ligeiramente os ovos. Adicione os dois tipos de açúcar, o leite e a baunilha e mexa bem até obter uma mistura homogênea. Em outra vasilha, junte a farinha com o fermento e o cardamomo. Acrescente a manteiga e, com uma faca, misture até formar uma farofa granulada. Adicione à mistura de ovos e mexa bem. Espalhe em uma fôrma de fundo removível, de 25 por 25cm, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Por cima, arrume as ameixas e cubra com a farofa reservada. Leve ao forno moderado (180 graus), preaquecido, girando a fôrma na metade do tempo, por 50 minutos ou até que a farofa comece a dourar e, enfiando um palito na massa, ele saia limpo. Deixe esfriar, desenforme e sirva. Rende 12 pedaços.

Que a semana venha temperada de entusiasmo pela busca de novos sabores da vida para todos nós! Amém.