sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sexta de ideias


A Cris convidou (e continua convidando) para brincarmos numa roda de ideias nas sextas-feiras. Adorei a proposta, assim como adoro a Cris, sensível, descolada e super talentosa no seu mundo "miscelânico", e outra amiga querida que aceitou o convite e tem se empenhado nos seus PAPs, a doce Bela. Então, fazendo de conta que estamos sentadas na mesma mesa, com os materiais espalhados numa bagunça daquelas bem boas e com muita vontade de inventar moda, faço minha estreia com um projetinho simples: um abajur repaginado, vestido com uma guirlanda de retalhinhos. Tomara que as companheiras aprovem e que as minhas visitas gostem.
Vamos lá então: para a guirlanda, fiz um aro com duas voltas de arame com diâmetro um pouco menor que a base da cúpula. Depois, cortei muitas tirinhas de tecidos variados e fui amarrando com dois nós, misturando as estampas em grupos.
Para fazer uma graça, juntei três flores preparadas com fita de cetim e tecido xadrez. É fácil dar forma a elas, franzindo a fita, dando voltas e costurando na base. Fico devendo o passo a passo porque a guirlanda já estava pronta, na verdade, ela já foi um enfeite de Páscoa. Dar novo uso ao que temos à mão é um exercício que gosto, desafia a criatividade e muitas vezes rende mais do que imaginamos.
Depois de coberta, a guirlanda ficou assim:

Daí foi só vestir o abajur do quarto e salvá-lo da mesmice.

E para me encantar em dobro, trouxe de volta uma figura cheia de significados para morar no ninho de retalhos, bem ao lado da minha cama.

A saudação que ela faz no cartão acabou meio escondida na composição, mas como é uma das que mais me tocam, basta olhar para lembrar: "O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você". Namastê!Quer brincar com a gente, ter um encontro marcado nas sextas? É só chegar! Será uma alegria ver crescer essa ciranda, não é mesmo, Cris e Bela? Amém!


Atualizando: tem mais gente arteira de mãos dadas com os projetos de sexta: a Carol, do Ideias + Ideias, mostra hoje um coletinho muito fofo. Espia lá!