sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Pode entrar, Papai Noel!

O pinheiro de verdade chegou cedo e logo pôs abaixo toda e qualquer ideia de decoração com design mais elaborado. Pediu simplicidade para mostrar sua beleza natural, e eu disse amém.
Ganhou apenas bolinhas, como eram as árvores de Natal na casa da minha infância, lembra, Papai Noel? O único luxo foram as luzinhas que saíram do quarto e floresceram nos seus galhos.Quando estiver por aqui, Noel, reserve uns minutinhos para apreciar com calma a Vila que nasceu ao pé do pinheiro e quase rouba-lhe o brilho. Imagino-o orgulhoso desses seus ajudantes que começaram a construção no início do mês. Bruno e eu forramos caixinhas, pintamos, fizemos os telhados, recortamos as aberturas, e o mais legal de tudo: todo material retiramos de uma caixa de sucatas guardadas por semanas para o projeto . Foram tardes tão boas...
Melhor ainda foi montar o "condomínio". A tua casa, Papai Noel, pensamos que não precisaria ser tão tradicional, por isso escolhemos pintá-la de azul e rosa, e depois, optamos pelo "terreno" mais alto e reservado. Sabemos que precisa de um pouco de sossego, e já avisamos a Mônica, que teima em brincar na sua chaminé. Mais abaixo, um casalzinho de amigos teus guarda o pinheiro de papel de seda. Pedimos que os abençoe para que essa energia se propague e todos os pares do universo recebam a graça de uma noite amorosa.
Ao lado, delicie-se com o perfume dos biscoitos assando.
Pode também espiar pela janelinha e cumprimentar o Noelzinho chef.
Se precisar de um presente de última hora, a lojinha da Vila ficará aberta durante toda a noite com opções singelas, feitas à mão, como acreditamos serem os mimos mais valiosos.
E bem junto à "encosta", na igrejinha...
... um irmão seu o aguarda para puxar o coro de Feliz Aniversário ao aniversariante do dia. Talvez precisem cantar um pouco mais alto para nos lembrarem da razão dessa festa, não se acanhem. Seremos mais felizes se conseguirmos cantar todos juntos.
Obrigada, Papai Noel, por nessa noite continuar me devolvendo ao passado que plantou tantos presentes no presente.
Que o melhor de nós receba o Natal como um convite irrecusável à celebração da vida. Amém!
P.S. - Amigos queridos do Amém, meu Natal é mais feliz por tê-los em meus dias. Beijos de luz em todos!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Surpresa!! Meu primeiro post no Amém com sorteio!

Olá, pessoal que entra no blog ``Amém mandalas e manualidades´´, aqui quem fala é o Bruno, o sobrinho da Rosana, para quem não sabe. Estou aqui hoje para revelar os três ganhadores do sorteio surpresa de Natal feitos hoje por mim e a Tanana. A gente pegou o nome de todos que comentaram nos posts de Natal. Foram 73 comentários. Quem comentou mais de uma vez ganhou mais chances. Não sou muito bom em posts, então vou fazer este post curto.

Os prêmios: Mandala feita pela Tanana e...
... calendário de 2011 criado pela Tanana com a minha colaboração.

O primeiro sorteado ganha a mandala e um calendário.
O segundo e o terceiro ganham um calendário.
O sorteio foi feito com papeizinhos. A primeira ganhadora foi a Cacau Gonçalves, de Minas Gerais, e o blog dela é o Via Tarot.
A segunda foi a Adriana, do blog Mundodri, de Santa Catarina. E a terceira foi a Jud, do blog Jud-Artes, de Porto Alegre.
Tenha um...
Com carinho, Bruno.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Notícias do front natalino

Divido com vocês os movimentos dos últimos dias, numa salada de assuntos, para ganharmos tempo, a moeda mais requisitada nessa semana de contagem regressiva para o Natal. O pinheiro, aí em cima, continua ganhando umas novidadezinhas, como a corrente de forminhas de doce que, em pares, desfilam lado a lado parecendo pequenas lanternas. Uma gracinha bem fácil de fazer, uma brincadeira gostosa para envolver as crianças. Vale experimentar. Já na cozinha, o projeto de fazer de conta que moramos numa casa de madeira, que adoro!, vai ganhando forma pelas mãos engenhosas do irmão. Até sexta-feira a parede deve estar toda coberta, palavra de irmão, garante ele. Então, Papai Noel será recepcionado num cenário novinho em folha, faltando depois trocar os azulejos vintage que desde sempre cansaram nossos olhos. Prometo mostrar o PAP da cozinha repaginada.Na sexta-feira, a dona do Cacareco Chique, minha mais recente amiga virtual que se tornou muito real e próxima, a bela Carina, convidou-me para uma "expedição garimpo" no Mensageiros da Caridade, em Porto Alegre. Fazendo jus ao nome do seu blog, a moça é tão apaixonada por antiguidades e "cacarecos com potencial" quanto eu. Imaginem então a euforia da dupla em meio a dezenas de móveis e artigos para casa que a instituição recebe como doação e depois vende a preços módicos. Vasculhamos o "parque de diversões" com os olhos brilhando e encontramos algumas preciosidades de acordo com o espaço no carro e o peso da carteira. Banquinhos, cadeiras, molduras e uma maletinha que é um charme só vieram conosco com a promessa de ressuscitá-los com uma boa repaginada à base de lixa e tinta. As bem-dispostas tia e mãe da Carina acompanharam as "sucateiras".No dia seguinte, o quarteto pegou outro rumo, aquele que nunca me canso de trilhar e admirar: subimos até o pé da serra para desbravar outros recantos de Morro Reuter. Na primeira parada, na Padaria e Confeitaria Michel und Hausen Marichen, lanchinhos deliciosos e muita criatividade na decoração. Exemplo do faça você mesmo, como o banheiro, com espelho emoldurado por bacia, prateleira de caixote e parede personalizada com flores recortadas em papel e pintura livre.
No salão, o pequeno enfeite de Natal me encantou pela singeleza: uma fatia de galho de árvore transformada nesta criaturinha simpática.
Logo adiante, o Armazém do Sofá é um paraíso de estofados dos mais diferentes estilos, móveis e objetos decorativos. O azul desta composição fisgou meus olhos assim que estacionamos.
Já a amiga engraçou-se em suspiros pelo relógio charmoso.
Em direção a Santa Maria do Herval, numa estrada bucólica ladeada de hortênsias, outra "ilha" de belezas nos esperava para uma boa horinha de namoro com preciosidades. O Antiquário Edelweiss reúne um grande número de peças antigas, muitas delas miúdas, como mais gosto, num ambiente tão harmonioso, que o tempo brinca de esconder com a gente.
Lá atrás, o vale; dentro, mimosices de tirar o fôlego. Comprei uma preciosidade, com direito a pacote de presente, e entreguei a Papai Noel para deixar embaixo do pinheiro no dia 24. Depois mostro.
Mas se já considerávamos o passseio como uma overdose de inspiração, na volta, a chegadinha no Ateliê da Anelise Bredow fechou o roteiro com chave de ouro. E se já tinha a alma colorida de alegria pelo dia pautado pela boa companhia, minha amiga global conseguiu reforçar a cor dos laços que nos unem, às vezes tão de surpresa, com um presente belíssimo produzido por ela. Também estará junto à arvore na véspera de Natal e, depois, apresentado a vocês.
Abastecida com tanta energia boa, os primeiros dias da semana foram dedicados a finalizar a produção dos biscoitos e bolinhos com minha "sócia" preferida nos assuntos açucarados (e em muitos outros também).
No final da tarde de ontem, então, pudemos dar o grito de guerra, na maior paz: "Terminamos!"
Presentinhos embalados...
... e a certeza fortalecida de que o bom da vida é ter com quem comungar os pequenos e grandes momentos, como a felicidade estampada no sorriso da tia Dada, que no alto dos seus 87 aninhos, continua apostando que o Natal se faz assim, com doação, de tempo e carinho.
Que a gente consiga pegar carona com essa doce mestra. Amém!