sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

porque - é muito d+!

Depois de dada a largada para os preparativos para o Natal, a missão aqui é dar forma ao que me seduziu pelos blogs e revistas em diferentes propostas. Conto com uma ajuda que vale por ela só, uma parceria craft de alguns anos que não gosto nem de pensar quando perder a graça para meu "sócio". Exercitando manter os pés no aqui e agora, curto ao máximo esses capítulos natalinos com o sobrinho Bruno, que montou uma agenda com as tarefas que temos pela frente nas nossas quintas-feiras de encontro que antecedem a festa.
Então, ontem foi dia de mostrar "com quantos paus se faz um pinheiro". A ideia veio daqui, o material, da obra da área dos fundos retomada neste outro dezembro. Cinco retalhos de sarrafos de madeira, alguns bem usados, com diferentes larguras...
foram pregados a uma ripa maior, todos mantendo seu corte original. Mais algumas bolinhas coladas no avesso e, em menos de 15 minutos, tínhamos o pinheiro na parede.

Não imagino projeto mais simples, mais barato (5 pregos e 10 bolinhas compradas a 2 reais), mais interessante para o canto da sala (um pequeno acidente na hora de colocar a árvore no lugar arrebentou o cesto da balão).
E enquanto observo a casa se vestindo para receber Papai Noel, vou reconhecendo minhas facetas opostas. Se na porta tenho uma guirlanda "mulherzinha", com muitos frufus e fofuras, ao lado, uma árvore crua, quase nua, feita pela mão forte de um homem-menino, cumpre seu papel dentro da lei das energias complementares. Um yin-yang que talvez fira os princípios da decoração, mas que traz um bem-estar que compensa, e muito, transgredir as regras, mostrar mais de mim, apostar no casamento do mais com o menos.
Que o equilíbrio se "espraie" por aqui e aí também! Amém.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A casa é sua, dezembro!

Resisto à "proposta indecente" do comércio de inaugurar a temporada natalina com dois ou três meses de antecedência, como temos visto nos últimos anos. Época de saudosismo à flor da pele, quanto mais quilômetros rodados vou acumulando, mais cresce a necessidade de recuperar e preservar a graça dos Natais da infância e dos tempos do filho criança.
Enquanto espero dezembro chegar, uma incoerência grande pula à vista ouvindo a humanidade em coro reclamar da velocidade do tempo, da escassez dele, e observando o quanto colaboramos em massa para essa aceleração, antecipando ciclos, abreviando intervalos. Quantos de nós arregalamos os olhos quando nos deparamos com lojas e shoppings decorados com Noeis logo depois do Dia das Crianças, isso em outubro!, e acabamos embarcando nessa ansiedade tão bem dirigida a vendas gordas? Considerando que esses cenários permanecerão até janeiro, teremos apenas 9 meses entre o Natal 2010 e o 2011. E assim, impactados mais uma vez, chegaremos ao próximo outubro exclamando o chavão da hora: Nossa, mas já é Natal novamente!
Vou soltando o freio de mão aos poucos e hoje então, no primeiro dia de dezembro, abro as portas à contagem regressiva para a visita de Papai Noel. Na porta, as boas-vindas ao clima da festa no tom que mais gosto: lúdico.
Panelinhas e utensílios de cozinha em miniatura são paixão que não mede idade.
Reuni vários deles ( hoje tão acessíveis em lojas de 1,99 que precisei um esforço extra para não encher o cesto com suas variedades) em volta de uma guirlanda de palha.
Preenchi os intervalos com bolinhas foscas e brilhantes...
e com florzinhas montadas nas sementes de eucalipto como as que ensinei aqui.
Há poucas horas no seu lugar, não me canso de namorar a fofura rosa-amarela-lilás, saudando a menina que mora em mim, aquela que me dá o norte dos prazeres e ancora a alegria, também nessa época de certas melancolias.
Mas quem não combina com nenhuma tristezinha, e me avisou muito antes do calendário que o Natal vem chegando, dispensa as chamadas marqueteiras, acorda devagarinho, no seu tempo, no final de novembro...
e explode em estrelas, como fogos de artíficio, numa festa merecida para quem renasce apenas uma vez no ano, apenas no Natal, e para minha felicidade, no meu jardim.
Que tenhamos um mês de alegrias verdadeiras! Amém!

domingo, 28 de novembro de 2010

Como pintar mandalas em vidro (PAP)

Então, como prometido, hoje vamos criar uma mandala em conjunto. Você aí segue meus passos daqui e juntos podemos entrar nessa roda e nos divertir bastante. Topou o convite? Tomara que sim. Acha que é difícil? Como em quase tudo, a primeira vez talvez, na segunda nem tanto, e logo, logo você "domará" as tintas e linhas e se sentirá seguro na arte de "mandalar". O velho consellho aquele também vale: quanto mais exercitamos, mais ganhamos qualidade na técnica e habilidade para soltar a criatividade.
O que precisamos: círculo de vidro (neste caso, com 12cm de diâmetro) com um furo (as vidraçarias cortam e furam sob encomenda), 1 tubo de glitter dimensional da Acrilex ouro ou prata, pincel fininho, tinta verniz vitral Acrilex em diferentes cores, álcool, acetona e um diagrama de mandala. Digitando "mandalas para colorir" no Google imagens, mergulhamos numa infinidade de opções. Para começar, é a maneira mais fácil, já que desenhar a própria mandala requer algum conhecimento de geometria. Mas se você quer uma peça com diagrama exclusivo, existe o recurso de imprimir a mandala escolhida e eliminar algumas linhas, ou acrescentar outras. Pronto, o resultado será totalmente diferente do original e seu trabalho, único. Veja o exemplo na primeira foto, onde simplificamos a mandala tirando algumas linhas. Observe também o tamanho do gráfico, que deve ser compatível ao do vidro. Outra possibilidade é usar apenas o miolo da mandala para fazer uma peça pequena, como esta do post.
Vamos ao trabalho?
Passo 1: limpar o vidro com paninho de algodão embebido em álcool.
Passo 2: colocar o vidro sobre o gráfico fixando com um rolinho de fita adesiva no centro para não sair do registro.
Passo 3: definir as linhas com o glitter dimensional e deixar secar.
Passo 4: começar a pintar, do miolo para fora.
Dicas:
O verniz vitral deve ser espalhado e não pincelado em cada área demarcada.
Não economize na tinta. O bom resultado se consegue preenchendo as áreas como se fossem "lagoinhas" (expressão da aluna Melinda na oficina de ontem que adorei) usando bastante tinta.
Nao esqueça de limpar o pincel com acetona na troca de cores.
Projete as cores inicialmente ou deixe as cores se escolherem conforme a mandala vai ganhando sua identidade.
Procure pintar bem junto às linhas, cuidando também para não invadir o relevo.
Depois de finalizada a pintura, deixe secar por 24 horas.
A peça pode ser considerada pronta nesta etapa, ou ganhar acabamento e "fricotes" com canetinhas douradas ou prateadas (de preferência, da marca Signus): pontinhos, círculos, arabescos...
Se optar por fazer os detalhes, a peça deve ir ao forno do fogão (microondas, não!), em temperatura alta, por somente 2 a 3 minutinhos. Desliga-se o forno e deixa-se a mandala ali até esfriar.
Passo 5:
Para pendurar a sua mandala, prefira fio de aço usado em pescaria, que vem em rolos de 10m e é vendido em lojas de artigos de pesca. O fio de nylon é uma alternativa, mas mais suscetível a acidentes, já que resseca quando exposto ao tempo e pode arrebentar.
Use miçangas e pedrinhas nas cores da mandala para compor uma peça harmônica. Observe o "canudinho" que junta o fio ao vidro. Esta pecinha, que acompanha o fio de aço, deve ser fechada com alicate, da mesma forma na alça da outra ponta, que servirá para colocar a mandala no gancho da parede ou teto.
E aí está a "moça", prontinha!
Escolha um local bem iluminado para colocá-la para "abrir" as cores da mandala.
Fico aqui torcendo para que tenha conseguido contagiar os amigos do Amém com a minha paixão pelas "redondas". Se fizer, não me roube essa alegria e me mostre, tá?
Para saber um pouco mais sobre o que as mandalas podem fazer pela gente, a Dani, do Banana Craft, tem um post legal, aqui. Fica também o agradecimento a ela pela força na divulgação da nossa oficina de ontem. Para quem mora na região, um segundo convite: estão abertas as inscrições para nova oficina de mandalas, dia 9/12, no Boa Nova, em São Leopoldo. Entre em contato pelo rosanasperotto@hotmail.com.

Um domingo bem colorido a todos! Amém