sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Brinquedos, renas, desejos e neve!

Prosseguindo com nosso passeio na Aldeia do Papai Noel, em Gramado, RS, que começou aqui, a próxima parada é a Fábrica de Brinquedos.
Num grande pavilhão, é ali que o bom velhinho e seus ajudantes crafters de mãozinhas cheias trabalham o ano todo para dar conta de confeccionar os brinquedos e atender aos pedidos.
Sua assistente confere atenta a produção...
enquanto cada setor dá conta do seu recado.
Aqui, lembrei das amigas costureiras, que também já estão com suas bancadas abarrotadas de encomendas para o Natal, não é Lu , Ana e Beti?
Mas Papai Noel também põe a mão na massa e como chef de cozinha não deixa por menos e faz bonito.
Mais adiante, meus olhos brilham em dobro...
pelas casinhas minuciosamente decoradas.
A história dos enfeites natalinos traz orgulho aos gaúchos e a fábrica exibe com destaque...
a primeira máquina de bolas de Natal.
À noite, a Aldeia ganha o brilho de milhares de luzinhas, e durante o dia, a vista do Vale do Quilombo, ao fundo, é um espetáculo à parte.
Voltamos a pé para a carona que nos aguardava...
mas o trajeto também pode ser feito de um jeito ultra-moderno, neste metrô aéreo:
Bem acomodados no trenzinho...
a volta reserva fortes emoções...
E aí estão elas, em horário de preguiça...
ao vivo e em cores, como nas ilustrações.
Logo em frente, nosso gentil motorista faz mais uma pausa e a cena, tocante, remete a um ritual budista. Nas plaquinhas de madeira recebidas na entrada do parque, escreve-se rapidamente pedidos, e lá vai o marido, aniversariante do dia, levá-las para se juntar às centenas de desejos ali depositados. Que a força dessa natureza pulsante diga amém à saúde nossa e de todos a quem amamos que pedimos com fé revigorada.

Na casa dos ursos, uma lojinha para testar o controle de consumo (rs)...
e ao lado, no museu de brinquedos, raridades de várias décadas, lindíssimas...
como as loucinhas que me levaram de volta à casa da madrinha, dona de uma coleção que ainda hoje lembro com detalhes e saudade.


E na reta final, hora da folia...no banho de neve de mentirinha, uma divertida provinha de faz-de-conta que só faz aumentar o desejo de conhecer uma paisagem nevada de verdade.
E o recadinho do Papai Noel, um pra mim, outro para vocês, queridos amigos:

"É época oportuna para escutar nosso coração e principalmente ouvir o que nos diz o coração de quem está ao nosso lado."

Amém!

O Amém está no blog do Papai Noel, recheado de notícias sobre o Natal na Aldeia e em Gramado, um lindo presente que vocês podem conferir aqui.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Piuí...piuí... Vamos conhecer a Aldeia do Papai Noel...

... a bordo do...
entre brumas e...
pinheiros centenários...
num longo e lindo passeio?
Primeira parada
A moradia cheia de estilo do dono dessa terra de encantamentos... Que recebe suas visitas no hall, sem hohoho, com uma gentileza digna de um velhinho tão especial.
Depois, como anfitrião generoso, nos convida a conhecer e curtir sua morada, todinha preparada para a festa de dezembro. Tão fofa, chega a dar uma invejinha da Mamãe Noel que vive nessa casinha de boneca, e mesmo sem se mostrar, revela sua personalidade pelo bom gosto em cada canto e em tantos e tantos detalhes.

Comecemos pela sala... decorada tradicionalmente nos moldes europeus, de acordo com o estilo reproduzido minuciosamente em toda sua construção... e a mesa prontinha para a ceia. Logo adiante, o quarto, com direito...
a móveis pintados com motivos florais, cadeira de balanço, botas reserva, livros, lustre enfeitado...
e banheiro do lado, quase uma suíte, com vitral para colorir o banho de imersão. Mais uns passos, o quarto de música...
com seus pequenos e antigos instrumentos. E na cozinha...
totalmente vintage...

gatinhos (sempre suspeitei que Papai Noel teria uma ninhada deles ronronando junto com suas trilhas sonoras)... e a prova do desapego dos pequenos visitantes corajosos. Mas casa do Papai Noel tem que ter porão, e descendo a escada, outras tantas maravilhas nos aguardam...
O escritório, guardião das centenas de cartinhas com seus pedidos.
O quarto dos bichos de pelúcia e bonecas.
E a copa, com um delicioso chá servido com apetitosos acompanhamentos (abram a foto para ver a perfeição das comidinhas reproduzidas em resina).
E no canto, a visão para provocar suspiros sem fim: outra mesa de chá, cupcake e cookies, com os bules mais lindos que já vi!

Vamos descansar um pouco? No próximo post seguiremos por este caminho, em direção à fábrica de brinquedos, dessa vez a pé (pequeno milagre de Natal para essa "bengaleira"...rs). Conto com a sua companhia para descobrirmos juntos os segredos do sucesso dos produtos do crafter mais famoso do planeta, combinado?
Para quem chegou agora, o passeio a Gramado, RS, começou aqui.