sábado, 2 de outubro de 2010

Meninas que amam muffins

Seguindo o roteiro de aproveitar ao máximo a safra dos morangos, depois de camuflá-los com brigadeiro na sexta-feira, ontem preparei outra surpresinha, dessa vez em forma de muffins. E enquanto misturava a massa, fui lembrando de outros links da receita e me deliciando com esse passa-passa que a rede de amigos nos oferece.
A primeira vez que namorei os bolinhos foi na "casa" da
Ana Sinhana, neste post aqui. (Passa lá para buscar os ingredientes e modo de fazer.) Tempos depois, encontrei uma bandeja deles na cozinha de outra amiga querida. Laély usou cerejas, e os bolinhos ficaram um charme, com o cabinho à vista. Espie aqui.
Ana foi de blueberries, frutinha que encontramos mais facilmente por aqui no verão. Mas como o objetivo é usar e abusar dos moranguinhos, coloquei um em cada muffin, não sem antes passar na farinha de trigo, para se manterem inteiros.
Depois de assados, polvilhei com açúcar de confeiteiro, e eles ficaram assim, nevados.
Ainda morninho, cortei um deles ao meio, ansiosa para ver o resultado da surpresa. Foi só o tempo de fotografar para abocanhar e me derreter de paixão pela textura da massa e sabor da combinação com a fruta transformada quase numa geleia.
Para a "produção" das fotos, saí à cata de um guardanapo, e eis que lembro de um joguinho americano com uma estampa de mandalas-flores que me remeteu direto às criações belíssimas da Ana, como as carteiras mostradas no seu último post.
E indo um pouquinho adiante no passa-passará, logo ali na sala encontro um outro encontro do trio. O gato preto (contraponto do Bibi, meu gato de verdade), que em junho ganhou a companhia de um mascotinho, produzido pela Ana e trazido de presente pela Laély.
O pequeno logo pousou na borboleta, enquanto o amigo no chão o observa e tenta alcançá-lo, num espetáculo sem fim. A imagem me faz bem, me fala das histórias que se entrelaçam, que se complementam, que se sustentam, talvez, por um único fio, aquele que trama esperança com afeto.

A esperança equilibrista
Sabe que o show
De todo artista
Tem que continuar
...
(O Bêbado e A Equilibrista , composição de João Bosco e Aldir Blanc)
Se pegar carona nesse passa-passa, nos mostre seu capítulo nessa história e seus bolinhos, combinado?

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Então tá combinado

Morango combina com chocolate, casamento banhado de contrastes e harmonia, indiscutível até para quem não tem lá maiores amores pelos descendentes do cacau (como essa que vos escreve...rs).
E se brigadeiro é unanimidade nacional, o morango não fica para trás. É fruta que nunca passa desapercebida, e para muitos, como eu, tem sua safra aguardada com água na boca. Símbolo da primavera nas hortas, ainda terei um canteiro deles para colhê-los miúdos, que são os mais doces e têm o miolo vermelhinho.
Camuflei as frutinhas com uma camada não muito grossa de brigadeiro e depois passei numa mistura de uma parte de lasquinhas de chocolate branco e outra de amêndoas laminadas, torradas rapidamente na frigideira.
Daqui a pouco estarão na casa dos amigos que nos esperam para um jantarzinho, como costumamos fazer esporadicamente desde que os filhos, ainda crianças, eram colegas de escola e companheiros de dividir a casa. Se os seus caminhos hoje não se cruzam mais com frequência, os nossos são alimentados pelo o que de melhor combina entre nós: o cuidado carinhoso pelos nossos anos de histórias partilhadas.
Que nossos ombros amigos continuem se encontrando em muitos abraços, nas horas doces e nas outras (que nem sempre podemos evitar) também. Amém!

domingo, 26 de setembro de 2010

Arte e amigas em dois turnos deliciosos

O sábado foi tão bom, tão diferente, tão intenso, tão temperado de tantas coisas que me fazem tanto bem. Perdoem tantos "tãos" e "tantos", são reflexo da fartura na despensa dos prazeres reabastecida como estava mesmo precisando. Querem ver os mantimentos?

Manhã de mosaicos

No primeiro turno, juntamos nossos pedacinhos com a artista plástica Cláudia Sperb, no lançamento do seu livro lindo que mostra parte da sua trajetória com seus mosaicos gigantescos.

A possibilidade de brincar com os retalhinhos coloridos deu asas à imaginação e às horas. Logo (que pena) já era meio-dia. Metade de um dia planejado pela Jane, amiga da vida inteira.

Lado a lado, quietinhas como é difícil acontecer com duas tagarelas...
... o sábado começou ensolarado e colorido, como retrata a composição da amiga conectada à alegria da infância.
Conhecer de perto quem se admira de longe é momento-presente do Universo. Ganhar seu autógrafo, um registro que nos devolve a expressão da criança que fomos (minha pose de "bobinha feliz" é prova disso... rs).
Não deixe de conferir a grandiosidade do trabalho da Cláudia clicando neste caminho . Ele o levará a uma atmosfera fascinante (foto abaixo), onde a artista vive e compartilha suas expressões criativas reconhecidas pelo mundo afora.
(Uma amostrinha do que pretendo em breve ver ao vivo. Foto do seu site)


Tarde de rosas

E o roteiro com mulheres artistas e mulheres amigas emendou a manhã à tarde, na abertura da exposição Rosas de Primavera, da ceramista Simone Sgorla D'vieira, no Um Café, em Morro Reuter (RS).
Além das peças grandes, como os paineis com madeira de demolição, aramados e mandalas, as rosas também fazem bonito em objetos inusitados e utilitários. De encher os olhos, provocar suspiros profundos...
Se a manhã passou voando, a tarde não deixou por menos. Dizem que quando o tempo ganha velocidade acelerada é sinal que foram horas leves e bem vividas. Não poderia ser diferente na companhia tão agradável da amiga Carina. Nosso primeiro encontro real mais uma vez confirma que as afinidades que nos reúnem em tribos virtuais se estendem facilmente em um papo em volta de uma mesa, e garantem uma intimidade que quebra o gelo no primeiro olho no olho. Desfiamos assuntos do primeiro ao último minuto, em tamanha sintonia, que ninguém que nos observasse imaginaria que acabávamos de nos conhecer. De todos os pré-requisitos para uma relação, seja ela o tipo que for, a disposição para ouvir e falar está sempre no topo da minha lista. E quando o que se fala e o que se ouve é facilmente compreendido, as chances da "plantinha vingar" triplicam. O que dizer então quando se fala a mesma frase em coro? Ou quando o outro se adianta e diz o que acabávamos de pensar? É fruto colhido milagrosamente de uma sintonia finíssima. Tem presente mais bonito?
E quando esse presentão ainda traz um plus tão delicado quanto o presenteador, melhor ainda, produzido pelas suas mãos?
Afinadas também no paladar, já anoitecia no pé da serra quando nossos olhos pousaram na torta de maçã do Gustavo, o multitalentoso sócio do Um Café e da EcoArte. Que grande pecado seria não provar, ambas concordamos. Fechamento à altura das nossas cinco horinhas redondas de parceria e doce cumplicidade.
Que a arte e a amizade sigam ao nosso lado, dando um pezinho para ver o mundo por novos e surpreendentes ângulos. Amém!
Confira no Cacareco Chique o olhar da Carina sobre nosso encontro.