domingo, 24 de janeiro de 2010

A bolsa e a bengala

A bolsa amarela finalizada, motivo de orgulho inflado para essa costureira de primeira viagem comandando sua super-mini-máquina em projeto mais elaborado, é motivo também para mostrar outro acessório indispensável na sua vida. Cor-de-rosa nos últimos tempos, a bengala* é parceira fiel há quase 40 anos, uma extensão do braço, apoiando os passos, dificultados pelas sequelas da poliomielite contraída quando bebê. Revela-se então a razão por esse guarda-roupa não guardar vestidos, como comentei no post abaixo, e talvez tantas outras facetas de quem desenvolveu a habilidade manual com paixão e encontra nelas, nas mãos, um porto seguro de satisfação que quase sempre vence a frustração das caminhadas impossibilitadas pela fragilidade das pernas.

Se a trajetória nem sempre é cor-de-rosa, criar e escrever são antídotos ao veneno escuro da amargura, aprendi cedo. As doses não precisam ser homeopáticas, melhor ainda se forem abundantes, mas devem seguir a mesma regularidade com que se toma as bolinhas e soluções dos princípios ativados pela homeopatia, ou seja, em intervalos pequenos. Compulsão justificada, a doença das mãos nervosas, como diz a Cecília, do Quilts são Eternos, aqui (e acho que aí também) é curativa e abençoada todo santo dia. Os olhos benzem de luz as crias recém-criadas, a alma avaliza as escolhas e o terreno interno se fortalece com a convicção de que não, não nos perderemos por aí, em nenhuma canoa sem rumo e sentido. Temos nossas tintas, agulhas, pincéis, linhas, paninhos, botões, teclados... aff! Nosso mais eficiente GPS!A matriohska, na carona da bolsa (viu só , onde ela foi morar?), é talismã que confirma a fertilidade do universo dessa tribo crafter, compulsiva, antes de tudo pela beleza. De todos os cantos do planeta, num Woodstock virtual, a turma se aglutina num mesmo olhar extasiado pelas infinitas formas de dar forma ao que pede para nascer, e assim, assegura vida longa a nossa melhor parte, e nos faz mais inteiras. Se a manualidade é outra bengala, abraço o par em duplo agradecimento. Uma me leva até onde posso chegar, a outra me oferece as trilhas do sem-fim. E agora, na companhia de vocês, numa viagem muito, muito mais divertida e criativa. Que o cruzeiro continue embalando nossa inspiração! Amém


*Não poderia deixar de registrar os melhores elogios à Mercur, empresa pioneira na fabricação das bengalas canadenses coloridas, num mercado até então restrito ao cinza e preto. Há uns dois anos, quando me deparei com a cor-de-rosa, fui à loucura! Naquele mesmo momento ela passou a ser minha, e os olhares que atrai, ainda hoje, têm um outro tom, rosado... Hum, mas que fashion! - é comentário frequente por onde ando (com a sua ajuda). Então, amigos da Mercur, acho tá na hora de colocar outras cores nas vitrines. Os bengaleiros agradecem.