quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Quem não tem vestido, nem caviar...

... Recolhe a inspiração colorida do livro "A Menina e o Vestido de Sonhos", de Alexandre Rampazo, presente da Editora Larousse Júnior (um dos tantos ossos bons desse ofício de trabalhar em jornal infantil é montar uma minibiblioteca ao longo dos anos), e "aplica" na bolsa (de valores sentimentais). O tratado à delicadeza do escritor e ilustrador acordou a vontade de voltar aos tecidos, depois de uma boa temporada "circulando" entre as mandalas. Como as habilidades de costura estão muito longe de alcançar um vestido, e também porque aqui o traje é quase uniforme - calça jeans e camiseta (e um dia explico o porquê), o projeto que me abstrai e salva nesses dias de mormaço no vale é uma bolsa amarela, com ares de verão, inspirada também em outra figura que é só delicadeza: a Chris, da Chria. Longe, muito longe da pretensão de chegar perto de suas criações super elaboradas, mas com chances de me agradar.
O primeiro sinal do agrado? O passarinho azul, que pisca pra mim enquanto pesponto as pétalas para ele pousar...

Se ando vendo passarinho de tecido piscar por aí a culpa é desse menino talentoso que sabe tocar a alma das meninas (crafters, então, caem aos seus pés na primeira página!) em cada palavra e traço. Quer uma provinha?

Quem não tem caviar...

... 0riginal, fica é muito satisfeita com a versão bem mais acessível em versão chocolate da Kopenhagen, que fez a diferença no Bolo de Iogurte, receita de outro livro da Larousse (Coleção Larousse da Cozinha do Mundo), presente de Natal para o filho com direito de mãe também dar uma voltinha. Das mesas gregas, o bolo é simples, mas com uma massa tenra que vale a viagem para acompanhar o café, como conta o livro que é costume também por lá: o mais pobre dos gregos sempre tem um café para oferecer, acompanhado do ritualístico copo de água fresca.

Bolo de Iogurte

Ingredientes: 3 ovos, 200g de açúcar, 1 laranja (ou 1 limão siciliano), 150 ml de óleo, 200 ml de iogurte (usei 1 copinho), 250g de farinha de trigo, 1 colher (chá) de fermento em pó, manteiga para untar

Para a calda: 200g de açúcar, 1 limão

Modo de preparo: Preaqueça o forno a 180 graus.

Quebre os ovos separando as gemas das claras. Coloque as gemas e o açúcar numa tigela. Bata até a mistura se tornar branca e aerada.

Raspe a casca da laranja. Acrescente o óleo, o iogurte e a raspa da laranja à mistura anterior e mexa.

Misture o fermento com a farinha. Adicione-os à tigela. Trabalhe para obter uma massa homogênea.

Bata as claras em neve firme. Despeje-as delicadamente na tigela, levantado a massa para não quebrar as claras em neve.

Unte uma fôrma com 26 cm de diâmetro e nela despeje a massa. Leve ao forno e deixe assar por 25 minutos.

Prepare a calda. Esprema o limão. Despeje numa panela pequena o açúcar, 500 ml de água e o suco de limão. Deixe cozinhar por 15 minutos. Deixe esfriar e despeje sobre o bolo. (Substituí a calda por um glacê de açúcar de confeiteiro e o suco da laranja).<>