segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Afin(idades)

(Bibi, em duplo estado de graça: pelo cafuné e pelo prêmio no Eu Vi Bichos)

Nesse mundo paralelo que é a blogosfera, os encontros significativos sempre me remetem a cenas de pescarias, como em desenho animado ou gibis. Estamos nós quietinhos no nosso canto do micro, fazendo do mouse um anzol, às vezes com isca gorda (posts incrementados), às vezes com uma pobre minhoquinha (posts apressados, minguados), compenetrados nas águas desse rio farto, quando de repente puxamos um peixe. Se ele prende a atenção, vamos atrás para conhecê-lo melhor, e se a boa impressão fica, resolvemos segui-lo assim que o devolvemos a sua casa. E passamos a nos encontrar sempre que ele dá um bote sobre a água anunciando novidades. Com o passar de algum tempo, nos acostumamos de tal maneira a acompanhar as notícias de alguns ou muitos peixinhos que caíram nas nossas graças, que quando nos damos por conta, formamos um cardume! Um cardume excepcional, com peixes de diferentes espécies. Como se acharam, como se reuniram? - pensariam os que não circulam por aqui. E os peixes-pescadores são unânimes e rápidos na resposta: ora, pelas afinidades!
Afinamos distâncias, costumes, gostos, idades, facilmente, movidos pelas preciosas afinidades.
Então hoje, quando o peixinho mais novo do meu cardume avisou que eu ganhara a promoção do seu blog -a foto do seu animal de estimação - a palavra pulou na minha frente: afin(idades)! Vicente Carpinejar, 7 anos, que conheci na barriga da sua mãe, colega querida de muitos anos, e que recebeu esse nome inspirado no meu Vicente, tem a poesia no DNA e brinca com as palavras com a desenvoltura de um peixe de olhar atento e sensível ao cotidiano de suas águas. Não escorrega em nenhum momento nas obviedades que facilmente caímos quando falamos de animais, e seu blog, Eu Vi Bichos, é um deleite para quem valoriza os processos criativos. Quer pescá-lo também, se lambuzar de poesia e conhecer a história do nosso Bibi? Clica aqui e boa pescaria!
E falando em animais, acho que eu vi dois bichanos brincando com seus gatinhos, um aqui, outro lá, na Sala da Laély! Porque as afinidades também passam, e como, por esses amores arrebatados, o cardume das blogueiras que adoram gatos (mesmo que sejam de mentirinha, como os da Ana Sinhana, mas não menos encantadores) é um espetáculo à parte, com ronrons como trilha sonora, estofados detonados pelo afiar de unhas como cenário e muitos olhos derramados de ternura do público da casa ...
Bibi e Pingo, com seus mascotes, provam que o valor das afinidades é assim... terno e imensurável.