terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

1ª parada: peixes e colares

As férias de 20 dias foram automaticamente divididas pelo cérebro espertinho em três parcelas de três semanas, estratégia para tentar multiplicar o tempo tão esperado. Na primeira parada, três dias em Tramandaí no final de semana espichado, sob o calor inacreditável de quase ou 40º no litoral, desânimo até para fotografar. Mas meninos não se acovardam com temperaturas extremas, e brincar de pescaria foi uma ótima opção para eles que não temeram o sol. O peixinho-bebê posou para o clic e no segundo seguinte foi devolvido às águas da lagoa, sob olhar preocupado de Eric, o cuidadoso pescador. Olhando agora, o pequenino troféu do menino parece um pregador prateado enfeitando por poucos minutos os seus dias de infinita liberdade infantil.


Tainha na brasa

Na terra que faz até festa à tainha, outro amigo pescador, esse já crescido, rende-se ao comodismo, busca o almoço na peixaria e veste o avental. A churrasqueira, acostumada a picanhas e costelas, cede espaço à tainha, porque verão a rigor combina mesmo é com um saboroso peixinho assado. Se o pescador tirou folga, o assador ganha todos os elogios dos comensais instalados na mesa na rua, ao lado do trailer-casa, cenário perfeito para se brincar de casinha e não querer mais voltar.



Calor e colar
Na mochila, material para distrair as mãos e abstrair do calor, ao menos por alguns momentos. Pedacinhos de fita e viés, cordões e pedrinhas vão se juntando sem o menor compromisso, e os fios vão ganhando forma de colares. As "meninas" da tribo campista fazem o test drive ali mesmo, aprovam e levam os primeiros exemplaresE a brincadeira continua em casa, enrolando, franzindo, "torcendo", antes de tudo, para que a próxima parada seja iluminada pelo Espírito Santo, destino que nem o próprio destino poderia projetar no último verão. Mas isso é assunto, dos bons, para o próximo post, ainda esta semana...

13 comentários:

Solange Fernandes disse...

Descansar é tudo de bom. E com a família por perto, melhor ainda.Este peixe esta com uma cara, hum.
E achou um entreterimento para as férias, ficaram muito fofos os colares. Bjs

Susi disse...

Hummm.., aguçou meu apetite vendo o peixe,so nao consigo imaginar essa temperatura,e acabo de ouvir que amanha chega uma onda de frio da Sibéria. Rosana, minha expectativa é enorme para essa segunda etapa de sua viagem..
um beijo grande.

Rosana Sperotto disse...

Solange, vizinha, como estás levando a vida nesses dias de calor absurdo? Eta que esse nosso vale sabe ser quente, né? Tô rendendo pouco, e isso me frustra, tantas coisinhas que programei pras férias, mas... Beijo

Ai, Susi, não queira nem imaginar o sofrimento que esse verão tem nos submetido, quer dizer, pra quem não gosta como eu. Senhor, agora sou que não consigo imaginar: mais frio ainda, vindo da Sibéria!? Querida, falando em frio, sinto um gelo na barriga como há muito não sentia cada vez que penso na aventura do final das férias. Bom saber que estás aí com pensamento positivo pra essas tuas amigas "adolescentes". Beijos!

Tata Ribeiro disse...

Oie querida, vim conhecer seu blog e aproveitar pra te avisar que sexta feira vai rolar uma promo tu-daaaaa, lá na minha boatchennn, chama as culegas, e vamos pra pista!
O sorteio será do novo parceiro do blog a Jansport.

Fica de olho e se poder participa!
Beijocas xuxu.

Laély disse...

Ei, Rosana!
Vamos comer uma moqueca por aqui, e fazer posts irmãos, topa?
Tô ansiosa, igual criancinha! rsrs

Rosana Sperotto disse...

Oi, Talita! Valeu a visita e o convite. Vou conferir a promoção, sem dúvida. Beijo

Lá, então tá fechado, os dois programas: moqueca e posts irmãos. Ai, será que consigo acompanhar a tua agilidade blogueira!? Querida, tá quase chegando a hora de começar a arrumar as malas e a ansiedade crescendo... Ainda bem que tem uma médica me esperando (rsrs). Beijos

Anônimo disse...

Quando eu era criança eu tambem gostava de pescar esses peixinhos que aqui os chamo de barrigudinhos,

ficaram lindos os colares ;)

Maíra disse...

oieeeeee obrigada pela visita e desculpe a demora em aparecer, é isso aói tem q tentar! boa sorte Beijos bom carnaval

Solange Fernandes disse...

Oi Rosana!
Esqueço de vir ver se respondeu aqui, e já estou com saudades das suas visitas no blog.
É estava de lascar o calor, ainda continua abafado. Aqui em casa estamos com o ar 24hrs ligado e só me arrisco a sair quando sou obrigada e olha que pago pra dar uma voltinha,rsrsrs.A gente até desanima de fazer as coisas mesmo.
E quero ver quando vira a conta da luz, vixe vai ser um rebuliço.
Mas no mais tudo tranquilo, até demais.
Tem selinho pra você lá, viu?Bjs

Cíntia Maciel - SusPIRANDO Poesia disse...

Oie !!!!!!!

Passei para saber as novidades e te desejar um ótimo feriadão !
Aproveite ao máximo com muita alegria !

Beijos

Ah! Não esqueça: sua visitinha é muito importante para mim ;D

Chris - da Chria disse...

Que delícia Rosana...
...o peixinho deu água na boca,hahaahahahaha
bjos querida!
Chris da Chria

Rosana Sperotto disse...

Solange, obrigada pelo selinho e perdoa a demora na visita, mas até pra isso o calor tem me abatido. Beijo

Cíntia, não te esqueci não, vizinha! Já, já passo aí pra ver tuas novidades também. Bom carnaval, querida! Beijinho

Chris, tua presença aqui é sempre motivo de alegria e honra. Sou tua fã, sabes disso, não é? Beijo

Mari disse...

Olá, Rosana,
Seu blog me encantou. Trouxe recordações da minha infância naqueles pequenos pedaços de páginas da coleção Mundo da Criança que você delicadamente postou. E sua narrativa, então...doce, suave...Parece,que sem conhecê-la, ouvia sua voz. Fiquei por horas, como uma borboleta a seguir seus movimentos, uma felicidade! Me arrepiei com a sensibilidade do seu olhar. Que as fadinhas da sensibilidade estejam sempre com você!. Amém e obrigada por esses momentos de poesia. Beijos e até sempre.