terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Tarde de biscoitos


Minha cozinha se fez oásis na correria dessas semanas e assim, em comunhão com a comadre-irmã de coração e a tia, inspiradora do meu apaixonamento pela confeitaria e mestre de todas as doçuras da vida, comemoramos o Natal com o ritual que mais me move à magia dessa data.

Seis mãos entusiasmadas renderam uma produção que perfumou a casa até a noite e que continua aromatizando o ar assim que abro as latas. Continua também inundando meus olhos de beleza a cada pacotinho que monto para presentear pessoas queridas e embalando meu coração de alegria pelos momentos tão únicos e fraternos daquela tarde.

Na receita, o diferencial é a forma de confeitar: glacê que decora os biscoitos antes de irem ao forno e que, como mágica, é pura surpresa depois de assados.
Para quem quiser brincar também, assim como as meninas de 50 a mais de 80 deste post, fica o convite em forma de receita. Faça uma massa básica de biscoitos (com certeza você tem a sua preferida) e depois de cortados, prepare o glacê:
misture 1/4 de xícara de manteiga, 1/4 de xícara de açúcar, 6 colheres de sopa de nata (creme de leite), 1 xícara de farinha de trigo. Separe em porções e tinja com anilina para doces líquida. Coloque em saquinhos (pode ser os mesmo usados para embalar), faça um corte bem pequeno numa das pontas e solte a imaginação para enfeitar os biscoitos. Depois de assados, o glacê estufa, parecendo tinta de relevo.
O tempo delicioso dedicado ao preparo dos biscoitos é um presente especial que podemos nos dar e depois... distribuir!